'

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sweets: Macarons

Crocantes por fora, macios por dentro e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria secular.  A preparação não é nada fácil, é preciso ter paciência, tempo e prática para chegar a um bom resultado. Alguns até dizem que os Macarons são “temperamentais”, exigem “mãos de artesão”, “paciência de monge” e “disciplina militar”.
A receita original foi levada da Itália para a França, durante a Renascença, por Catarina di Médici, para o seu casamento com o Rei Henrique II, Duque de Orleans, em 1533. Contudo, os franceses afirmam que a receita já era confeccionada anteriormente nos monastérios de Cormery, França, desde o ano de 791. Naquela época, eram somente biscoitos de amêndoas crocantes sem recheio e de cor natural.
No século XVII os Macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, que seguiram os princípios de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne.”
Durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se no preparo e comercialização dos Macarons, tornaram-se famosas e passaram a ser chamadas de Souers Macaron (Irmãs Macaron).
No inicio do século XX, o macaron começou a tomar a sua forma atual, quando o Chef Pierre Desfontainess, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, de Paris, teve a idéia de uni-los aos pares com um recheio cremoso e um acabamento liso na superfície sem perder a suavidade que é a forma atual. Mais recentemente, nos anos 80, o Chef Pâtissier Pierre Hermè criou os Macarons coloridos, uma explosão de cores e sabores, que dão um toque sofisticado e deixam as festas mais deslumbrantes.


Macarons

3 claras de ovo
3/4 xícara (chá) de açúcar refinado
Gotas de corante alimentício em gel na cor de sua preferência
1 xícara (chá) de farinha de amêndoas peneirada
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.
Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.
Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos).
Leve a assadeira para o forno pré-aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.
DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarons.
Retire a assadeira do forno e deixe os macarons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme.
Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macaron.


Ganache (recheio)

1 colher (sopa) de manteiga 
130g de chocolate em barra ao leite
3 colheres (sopa) de nata



Derreta o chocolate, leve todos os ingredientes ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso. Recheie uma face do macaron e feche com outro macaron como se fosse um biscoito recheado. ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário