'

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ballets de Repertório: La Sylphide

Que correria na faculdade nesse final de semestre! Sem tempo até pra postar no blog; mas hoje segue mais uma das histórias narradas em forma de ballet, que tem o grande poder de me inspirar....

La Sylphide foi inspirado no conto de Charles Nodier, "Trilby ou Le Lutin d'Argail", de 1822, que era baseado em uma lenda escocesa. Nesse ballet entraram em cena os tutus românticos, com seus tecidos esvoaçantes e translúcidos e, pasmem, a sapatilha de ponta!, que antes não era usada nos repertórios. O segundo ato foi determinante para o surgimento do ballet blanc, um ato inteiro somente com criaturas etéreas, que mais tarde seria dado continuidade em outros ballets, como Giselle, La Bayadère, etc.
Em uma fazenda na Escócia vive James, noivo de Effie, sua vizinha. Alguns dias antes do casamento, ao adormecer em uma cadeira, o rapaz sonha com uma bela jovem desconhecida, na verdade uma Sílfide, um ser da floresta. O sonho, no entanto, parece tão real que, ao despertar, ele a procura e, para sua surpresa, por poucos instantes consegue vê-la. James, abismado com a visão, pergunta a seu amigo Gurn, que dormia ali perto, se também a viu, o qual lhe faz lembrar que em pouco tempo estará se casando com Effie.
Effie e suas amigas vão até a casa de James para comemorar o noivado, até que uma estranha velha chega à festa, Madge, a feiticeira, que logo começa a ler a mão das moças, pedindo por último para ler a mão da noiva. Madge anuncia que Effie se casará, mas não com James, e sim com Gurn, que também é apaixonado por ela. Furioso com a previsão da feiticeira, James a expulsa de sua casa.
Sem dar importância às palavras da feiticeira, o casal continua comemorando o noivado, até que Effie e suas amigas vão embora, cuidar dos preparativos do casamento. James fica sozinho, a Sílfide reaparece, entrando pela janela, e confessa seu amor; apesar de tentar, James não resiste à beleza etérea da sílfide, acaba beijando-a, o que é visto por Gurn, que imediatamente vai chamar Effie.
Effie chega com os convidados, que intrigados com o relato de Gurn procuram pela sílfide, porém, sem sucesso, consideram ser apenas ciúme de Gurn. As comemorações do casamento iniciam, e enquanto James dança com Effie, a Sílfide reaparece, sendo vista somente por James, que fica atordoado com a visão. Os convidados ficam confusos com seu estranho comportamento, mas a cerimônia está prestes a começar, quando a Sílfide rouba a aliança das mãos de James, que sai correndo em direção à floresta, deixando Effie sozinha na festa.
Em uma clareira na floresta, Madge prepara um feitiço em um caldeirão. A Sílfide mostra a James seu mundo, as outras sílfides aparecem, todos dançam. Mais tarde, sozinho na floresta, procurando pela Sílfide, que mais uma vez repentinamente desapareceu, James encontra a feiticeira Madge, que lhe oferece um xale enfeitiçado que ao ser colocado na Sílfide faria cair suas asas, tornando-a uma mortal.



A Sílfide reaparece e dança com James, que coloca nela o xale dado pela feiticeira. As asas da Sílfide caem, ela fica fraca e James entende que ao retirar suas asas retirou também sua vida, o xale enfeitiçado era a vingança de Madge por ter sido expulsa da casa de James.
As outras sílfides voam, levando o corpo da amada de James, e para seu desespero, a feiticeira reaparece e lhe chama a atenção para os sinos da igreja que badalam, anunciando o casamento de Effie e Gurn.

Nenhum comentário :

Postar um comentário