'

terça-feira, 15 de março de 2016

O lado bom do que é ruim


Todo mundo já sabe que quando eu sumo o motivo tem nome: recaída.
Sim, eu estava bem melhor e há algumas semanas meus pequenos grandes fantasmas voltaram para me visitar.
Eu sempre perco alguma coisa quando tenho essas crises... tempo, dinheiro, amigos, ou amores.
Só que dessa vez, quando a pior parte passou, tentei ver tudo de forma diferente, de uma maneira mais positiva.
O que há de bom em ter depressão?
Uma vez minha psicóloga me disse que quem passa por algo assim tem a oportunidade de se desenvolver muito mais profundamente do que uma pessoa que nunca sentiu isso. E faz sentido.
Além disso, é importante saber que a depressão só se supera com muito autoconhecimento. E não há coisa melhor para saber viver a vida da melhor forma do que se conhecer bem.
Tente passar por essa fase pensando que não cometerá os mesmos erros novamente, que não vai perder dias em casa chorando pelas mesmas coisas, que não vai mais deixar ninguém ir embora da sua vida por estar triste.
Ficar sozinha, sem companhia (é normal as pessoas se afastarem de gente deprimida) te dá a oportunidade de relembrar hobbies e gostos, desejos antes sufocados por muita gente dando palpite sobre o que é legal ou não. Nesse período, eu fui fazer cursos, ler, cozinhar, conhecer novas bandas, ver séries e filmes, e aprendi a meditar.      
Outra oportunidade é a de reconhecer quem realmente se importa. Os fracos são os primeiros a sair de perto. Uma porque não sabem lidar com as infinitas angústias e questionamentos, e outra porque não merecem estar perto de alguém do bem.
Sim, quem tem depressão se sente um lixo (eu me sinto), mas o fato é que você é melhor que muita gente. Quem não está nem aí para a vida não sente angústia e tristeza. Esse tipo de gente simplesmente não se importa.
E você não deve se importar com quem vai embora. Cada um está passando por algo na vida e ninguém merece ser julgado porque não soube passar por isso junto com você. E você também não merece alguém pela metade.
Se reconstrua, se reinvente, siga em frente. Você pode chorar até dormir, mas o sol vai nascer do mesmo jeito no dia seguinte. Levante e faça algo.

No final das contas, a depressão vai e você fica. Bem melhor do que antes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário