'

domingo, 9 de agosto de 2015

New Look


Pesquisando o assunto do último post, descobri que uma das criações mais famosas de Christian Dior foi inspirada nos antigos espartilhos e suas formas estruturadas. Fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre essa coleção e olha só o que eu descobri:
A primeira coleção assinada pelo estilista francês Chistian Dior (1905 – 1957) foi lançada em fevereiro 1947, menos de dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e reformulou a visão feminina dos anos 50. Naquela época, as mulheres sofriam demais por causa da guerra, o que as fez perder toda a feminilidade, prezando a simplicidade e conforto. Dior revolucionou a moda trazendo de volta todo o luxo e sofisticação da Belle Epóque.
"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo. A moda vem do sonho, e o sonho é uma fuga da realidade." Christian Dior


A coleção nascida na Maison Dior, situada em Paris desde 1946, foi nomeada pelo seu criador “Corolle”. Mais tarde, Carmel Snow, redatora da revista de moda “Harper's Bazaar” americana, rebatizou a nova coleção de “New Look”. Os modelos levavam cortes exagerados: eram compostos por saias amplas quase até os tornozelos (mais precisamente, a 40 cm do chão), cinturas bem marcadas (conquistadas através de roupas íntimas confeccionadas com barbatanas e tecidos engomados) e ombros naturais. Alguns modelos precisavam de até 25 metros de tecido.
O modelo que se tornou o símbolo da coleção "New Look" foi o "tailleur Bar", um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada. Luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável que se tornou ícone da coleção, consagrando a grife Dior para sempre.


Curiosidades:

* Christian Dior, estreou em 1938, trabalhando para Robert Piguet e para as casas Lelong e Balmain.
* A coleção “New Look” teve o patrocínio do magnata do algodão Marcel Boussac.
* No lançamento da coleção, feministas indignadas com o que consideravam um retrocesso, organizaram manifestações em frente à Maison e as modelos foram atacadas durante um desfile.
* Desde 1997, o inglês John Galliano é o criador da marca Dior.
* Nesse mesmo ano, numa edição comemorativa limitada, a boneca mais vendida no mundo, Barbie, foi vestida com o famoso "tailleur Bar".
* A Maison Dior foi a primeira casa de alta costura a organizar um sistema de franquia para sua marca.
* Atualmente, a grife também oferta perfumes, sapatos, relógios e acessórios de moda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário