'

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Espartilho, corset, corselet ou corpete?


Dia desses eu estava vendo um filme de época e fiquei reparando nos espartilhos que as mulheres usavam. Daí reparei que eu já tinha visto várias denominações para o que, para mim, era a mesma peça: espartilho, corselet, corset e corpete. E aí pairou a curiosidade: afinal, é tudo igual ou tem alguma diferença?
Fui pesquisar e aproveito para compartilhar meus achados...

Espartilho/ Corset
São a mesma coisa. Possuem barbatanas metálicas e amarração nas costas. São usados por baixo da roupa, para afinar a cintura e manter a postura correta.

Corselet
É uma cópia do corset/espartilho, mas que é usado por cima da roupa, como um colete. Também há diferenças nos materiais usados na confecção: as barbatanas são de plástico ou silicone, o que faz com que o corselet apenas aperte a cintura durante o uso, mas não reduz medidas.

Corpete
São blusinhas que possuem barbatanas, geralmente de plástico. Os tecidos são elásticos para a blusa ficar bem justa, e o fecho é feito com zíper ou ilhós.

Agora um pouquinho da história dessa peça tão feminina...

Até a Idade Média, usavam-se corseletes por cima das camisas. O espartilho/corset (usado por baixo da roupa) surgiu por volta do século XVI e só caiu em desuso no século XX, quando foi inventado o sutiã. Nos anos 40, os corseletes voltaram a serem usados pelas pin ups e inspirou o New Look, criação icônica de Christian Dior. Nos anos 60, os espartilhos viraram sinônimos de sensualidade.

Imagens: Google

Nenhum comentário :

Postar um comentário