'

domingo, 20 de maio de 2012

Sweets: Cupcakes


Os primeiros cupcakes que se tem notícia eram feitos por nobres. Ele surgiu na Inglaterra no século XIX, e foi levado para os Estados Unidos, onde mudou de nome. Até então ele era conhecido como Fairy Cakes (bolo das fadas), um bolinho de massa de baunilha com cobertura de fondant, muito tradicional no famoso "chá das 5".
Nos EUA ele recebeu o nome de Cupcake (bolo de xícara), porque era medido e assado em xícaras, feito pelas donas de casas, que tinham o habito comum de presenteá-los aos vizinhos. A maneira de se fazer a receita foi revolucionária por causa do tempo que demorava a se assar bolos e da facilidade em medir os ingredientes que originalmente eram pesados.
As medidas dos ingredientes eram sempre contadas através do “padrão xícaras” e este formato facilitou muito a vida de quem precisava preparar a receita e não queria perder tempo pesando um por um.
A facilidade de se preparar tais receitas foi fundamental para popularizar e espalhar pelo mundo a fama destes bolinhos.

Cupcakes

24 forminhas de papel para forno nº 0
225g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó 
100g de manteiga 
1 ½ xícara de açúcar 
1 colher de chá de essência de baunilha 
½ xícara de claras 
170 ml de leite

Antes de tudo, pré-aqueça o forno à 180o. Separe as forminhas de metal e coloque as forminhas de papel (próprias para cupcakes e que podem ir ao forno).
Bata a manteiga e o açúcar, até ficar claro e fofinho. Adicione a essência de baunilha. Sempre batendo, junte as claras e bata novamente, formando um creminho. Em uma vasilha junte a farinha e o fermento. Devagar adicione a farinha e alterne com o leite, colocando metade de cada um. Depois de bem misturado, bater ainda por mais 20 segundos.
Agora é a hora de colocar a massa nas forminhas! Com uma colher de sopa, ou então uma colher de sorvete para facilitar, preencha todas as forminhas com ¾ de massa, até a metade da altura. Leve ao forno (que já está pré-aquecido em 180º) e asse por aproximadamente 35 minutos.
Dica: para testar se a massa está pronta, fure com palitinhos de dente.
Quando ficarem prontos, tire da forma e deixe esfriar.

Buttercream Frosting (cobertura)

150g de manteiga em temperatura ambiente
300g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha 
Corante alimentício em gel

Bata a manteiga, o açúcar, o leite e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea.
Para fazer coberturas de cores diferentes, divida o creme em potinhos diferentes ao adicionar o corante alimentício em gel da cor que preferir!
Colocar no saco de confeitar com bico pitanga e decorar o cupcake, fazendo círculos, estrelinhas ou do jeito que sua imaginação deixar!
Outra opção é passar a cobertura com uma colher mesmo, colocar uma colherada farta sobre a massa e fazer movimentos circulares.
Coloque confeitos bem coloridos para seus cupcakes ficarem ainda mais bonitos e voilá: hora de devorar! ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário