'

sábado, 31 de março de 2012

Ballets de Repertório...


Dom Quixote
Diana e Action
Para inaugurar uma nova sessão no blog, sobre um assunto que amo muito e sou completamente apaixonada, primeiramente preciso explicar algumas coisinhas sobre o tema, que pode não ser amplamente conhecido e divulgado.
A sessão surge com o nome “Ballets de Repertório”... Ballet todo mundo sabe o que é, mas e “repertório”?
Repertório, na dança, significa que o espetáculo, ou seja, a sequência de coreografias apresentadas está ali para contar uma história. Todos os recursos são utilizados nesse sentido, como o tipo de música (se uma cena é triste, a música não pode ser alegre), cenário, figurino, mímicas... os bailarinos recebem a função de atores, e tem o dever de conseguir contar o enredo por meio da encenação.
Cada história tem sua peculiaridade, como o local onde foi criado o ballet, que tem suas características comuns, trazendo também, além do ballet clássico, alguns traços de danças típicas de cada local.
Eu faço aulas de ballet clássico há 8 anos e já pude participar de algumas apresentações desse tipo com as escolas em que eu estudava, como Don Quixote, O Corsário, Coppélia, Giselle e O Quebra-Nozes.
Esse novo cantinho do Asteroide vai contar as histórias dos mais conhecidos (e dos que eu mais gosto) ballets de repertório. Fala aí, vai dizer que não conhece o Lago dos Cisnes? Até se for pelo filme da Barbie... kkkk ;)

O Lago dos Cisnes

Nenhum comentário :

Postar um comentário