'

terça-feira, 19 de março de 2019

Ballets de Repertório: La Bayadère

La bayadère (a palavra francesa bayadère deriva do português bailadeira) é um balé em 
três atos e cinco cenas, com música de Ludwig Minkus, coreografias de Marius Petipa e libreto de Marius Petita e Sergei Khudenov que teve estreia mundial em 1877, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo, na Rússia.

O ballet se passa na Índia e narra a história de Nikiya, uma dançarina do templo e de Solor, um jovem guerreiro, que são apaixonados, planejam fugir juntos e juram fidelidade diante do fogo sagrado.

Depois de uma caçada bem sucedida, o jovem Solor envia seu servo ao Rajá Dugmanta levando-lhe um tigre por ele morto. Satisfeito com o presente que recebeu de Solor, o Rajá oferece a mão de sua filha Gamzatti em casamento.
O Sacerdote Brâmane declara seu amor à Nikiya e depois de ser rejeitado pela bailadeira, surpreende a conversa dos dois e jura vingar-se.

Ao saber disso da proposta de casamento do seu amado, Nikiya encontra-se com Gamzatti revela o seu amor por Solor e implora que o deixe para ela. Gamzatti tenta comprar Nikiya com joias e presentes, mas ela recusa e, desesperada, ameaça Gamzatti com um punhal. Chocada com seu próprio gesto, foge.

No noivado de Solor e Gamzatti, Rajá ordena que Nikiya dance com as demais dançarinas; durante a dança ela recebe uma cesta de flores na qual havia uma serpente venenosa, é mordida e agoniza. O Sacerdote Brâmane diz que a salva se ela aceitar pertencer-lhe. Após ver Solor com Gamzatti, a jovem recusa e morre.

Após sua morte, Solor fica com remorso e o faquir Magdaveya querendo distraí-lo daquelas sombrias disposições, oferece ópio para fumar. Solor adormece e sonha que está com Nikiya em uma terra desconhecida e jura para sua amada que nunca mais tornará a abandoná-la; a seus olhos apresentam-se os espectros das bailadeiras.

Solor é levado para se casar com Gamzatti, quebrando o juramento a Nikiya. A profecia da Bailadeira realiza-se, acontece uma terrível trovoada e o templo cai em ruínas. Dos escombros aparece Nikiya, que vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário