'

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ballet: A Filha do Faraó

Ballet criado em 1862 por Petipa, para o Kirov Ballet Theatre. "A Filha do Faraó" fez grande sucesso na Rússia pelo menos até 50 anos depois de sua estreia em 1862.
Foi um dos primeiros ballets de repertório de Petipa. No entanto, ele foi retirado dos repertórios por determinação do governo soviético que, aparentemente, não gostava de um subtema do ballet: o poder autocrático dos faraós.
Em 2000, Pierre Lacotte decidiu remontá-lo e o Teatro Bolshoi foi a casa que recebeu a nova coreografia.
Em 2003, o ballet "A Filha do Faraó" foi finalmente levado aos palcos do Ballet Bolshoi, 141 anos após sua estreia no Ballet Kirov.
Ato I
Lorde Wilson é um arqueólogo inglês. Numa expedição ao Egito, ele e seu serviçal, John Bull, são convidados para visitarem a tenda de alguns mercadores. No entanto, o local é atingido por uma tempestade de areia e, subitamente, os dois amigos se vêem no interior de uma pirâmide. Abalado, Lorde Wilson fuma ópio e adormece.
Eis que, de repente, surge uma princesa egípcia, Aspícia . Ela transforma os exploradores ingleses também em egípcios. Lorde Wilson e John Bull são, agora, Ta-Hor e Passiphonte.
Na Floresta, Aspícia acompanha seus cervos em uma caçada. Ela é atacada por um leão e Ta-Hor a salva. Os dois se apaixonam. Neste momento, o Faraó aparece e manda prenderem o jovem por abraçar sua filha.
De volta ao templo, o Faraó faz um acordo para casar Aspícia com o Rei de Núbia, mesmo contra a vontade da filha. Durante a cerimônia, Ta-Hor se liberta e salva a moça do matrimônio indesejado. Os dois fogem. O Faraó e o Rei vão atrás para capturar a noiva e o amante dela.

Ato II
Ta- Hor e Aspícia escondem-se em uma cabana de pescadores à beira do Rio Nilo. Ele sai pra pescar com os outros moradores e deixa Aspícia sozinha. Ela é, então, surpreendida pelo Rei da Núbia, que a ameaça caso não retorne para o reino com ele. Sem pensar duas vezes, a jovem mergulha no rio, deixando claro que prefere morrer a casar-se com ele. Quando Ta-Hor e Passiphonte voltam à cabana, o Rei os captura.
Aspícia chega ao fundo do mar, lugar de confluência de vários rios que dançam para ela. Ela também encontra o Deus do Nilo, que a permite voltar à terra para encontrar o seu amado.

Ato III
Os pescadores encontram a princesa na beira do rio, justo quando Ta- Hor está prestes a ser condenado à morte sob a acusação de ter provocado a morte de Aspícia.
De volta ao palácio egípcio, a jovem culpa o Rei da Núbia por sua tentativa de suicídio e implora a seu pai para que Ta- Hor seja libertado. Ao ter o pedido negado, ela tenta se suicidar mais uma vez. Para impedir o feito, o Faraó volta atrás e finalmente abençoa a união do casal.
Neste momento, Lorde Wilson acorda ao lado do sarcófago de Aspícia e percebe que todas as emoções vividas no Egito Antigo não passaram de um sonho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário