'

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ballets de Repertório: O Quebra Nozes

Hoje o ballet de repertório “O Quebra Nozes” comemora 120 anos desde a sua estréia em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Maryinski em São Petersburgo, Rússia. Esse ballet é baseado num conto de fadas infantil de E.T.A. Hoffmann.
Já ouvi tanto sobre essa história durante a minha “vida de bailarina” que acho que posso contar a história com as minha próprias palavras.
O 1º ato se passa na casa de Clara, uma menina sonhadora que ganha do seu padrinho, Herr Drosselmeyer (fabricante de relógios e mágico), um boneco quebra nozes na noite de Natal. O irmão de Clara, Fritz, rouba o boneco de suas mãos e acaba quebrando-o, mas Drosselmeyer, com a ajuda de sua magia, refaz o brinquedo para a afilhada, e o pai dela, o Sr. Jans Stahlbaun, proíbe Fritz de mexer no quebra nozes.  Ela fica tão encantada com o presente que, mesmo passada a hora de ir para a cama, volta para a sala para brincar com o boneco, que quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso.

Ela acaba adormecendo com o boneco nos braços, e através de um feitiço de Drosselmeyer, acorda com sua casa transformada no campo de batalha entre os soldados comandados pelo Quebra Nozes, que agora virou gente, e os ratos, com seu malvado rei, que tenta atacar Clara e é vencido na batalha pelo Quebra Nozes, que consegue salvar sua amada.

A partir daí, Clara e o Quebra Nozes, que se transforma em um lindo príncipe, viajam para o Reino das Neves, onde conhecem o rei, a rainha e assistem as danças dos anjos e dos flocos de neve.

O 2º ato se passa no Reino dos Doces, onde Clara e o príncipe são recebidos pela Fada Açucarada, que traz todos os doces mais gostosos do mundo para apresentar belas danças para a sua convidada. Após a grande festa, Clara cai num sono profundo e acorda deitada junto à árvore de Natal em sua casa. Seu padrinho Drosselmeyer retorna para visitá-la na companhia de um sobrinho que, na verdade, é o príncipe Quebra Nozes.
 Curiosidades:

  • “O Quebra Nozes” é o ballet de repertório mais dançado no mundo.
  • As grandes companhias montam esse espetáculo todo fim de ano para comemorar o encerramento do ano letivo com um ballet de tema natalino.
  • O Google preparou um doodle especial hoje, em comemoração ao 120º aniversário do ballet.
  • Eu participei da montagem d’O Quebra Nozes no ano passado quando fiz meu 8º ano de ballet clássico. A minha turma representou os anjos do Reino das Neves. =)

Nenhum comentário :

Postar um comentário