'

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ballets de Repertório: Giselle


O poeta Théophile Gautier, juntamente com o dramaturgo Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges, baseado na obra De l'Allemagne (1835), de Heinrich Heine, criou o libreto do ballet Giselle, em homenagem à sua amada, a bailarina Carlotta Grisi.
A música ficou sob responsabilidade de Adolph Adam, ficando pronta por completo em apenas 3 semanas, para tanto Adam utilizou-se de trechos do ballet Le Pirate, também composto por ele, um ano antes.
Quanto à coreografia, esta ficou à encargo de Jean Coralli, tendo Jules Perrot, marido de Grisi, como mero colaborador, mas sem que ganhasse nenhum crédito por isso.
O ballet foi um absoluto sucesso em sua estréia, aclamado pela crítica e pelo público, principalmente por apresentar todo o Corpo de Baile dançando com sapatilhas de ponta.

Ato I
Giselle é uma linda jovem que vive em um vilarejo nos campos da Alsácia, na França. Ela vive feliz com sua mãe, Berthe, suas amigas, e Hilarion, seu namorado. É época de colheita da uva, e as festas atraem muita gente, inclusive os nobres. O conde Albrecht é um desses nobres, e, encantado por Giselle, decide se fazer passar por um lenhador, chamado Loys, para se aproximar da moça, e para isso conta com a ajuda de seu criado Wilfrid, que na verdade nunca esteve de acordo com a armação do conde. Giselle se apaixona pelo lenhador, e apesar dos avisos de sua mãe que a lembra de que a moça é frágil do coraçãoe que a fadiga, as emoções lhe serão fatais, e das tentativas de Hilarion de desmascarar Loys, ela prefere acreditar em seu grande amor.
O conde, também apaixonado, mantém a farsa com medo de perder Giselle. Uma comitiva de caçadores nobres chega à vila. Giselle e sua mãe têm grande prazer em receber os nobres em sua casa, e a moça se diverte conversando com Bathilde, sem nem sequer imaginar que ela é a noiva de seu grande amor. Como agradecimento aos momentos agradáveis que teve em companhia de Giselle, a princesa dá a ela um colar de ouro. Bathilde também não desconfia que Loys, de quem Giselle tanto fala, é na verdade o conde Albrecht. Nesse mesmo dia, Hilarion entra escondido na casa de Loys para procurar algo que possa incriminá-lo, encontrando sua roupa de nobre e sua espada, e conseguindo finalmente desmascarar o conde.
Giselle naquele momento está muito feliz, pois acaba de ser coroada Rainha da Vindima de sua aldeia, quando o jovem Hilarion conta tudo a todos os nobres, e Bathilde confirma que Loys é seu noivo, deixando cada morador da vila chocado com a notícia. Giselle, diante da grande decepção, começa a dançar desesperadamente enlouquece de tristeza e morre de amor.

Ato II
O corpo da moça é enterrado na floresta, lar das Willis e onde acontece o baile mágico dessas criaturas etéreas. Elas são almas de jovens que amavam muito e morreram antes do casamento. Materializam-se à meia-noite, desaparecendo ao amanhecer, e buscam se vingar, fazendo com que os homens que passeiam pela floresta dancem até morrerem de cansaço. Hilarion vai visitar o túmulo de Giselle e as Willis começam a aparecer. Myrtha, a rainha das Willis, convida-as para iniciar Giselle em seus ritos. Hilarion, então, é perseguido e levado à morte. Albrecht aparece, carregando lírios, e Giselle surge para ele. As Willis reaparecem, e Myrtha o condena a dançar até a morte, mas o amor de Giselle por ele é ainda grande. Ela o ampara e o protege com a ajuda da cruz de seu túmulo, poupando a vida de seu amado até a aurora, quando as Willis desaparecem.
Curiosidades:
* O uso das sapatilhas de ponta por todo o corpo de baile no 2° ato deste ballet foi uma transformação, já que até então somente as bailarinas principais usavam-nas;
*  Existia um triângulo amoroso na época da primeira produção de Giselle, o libretista Théophile Gautier e a bailarina Carlotta Grisi, para quem foi criado esse ballet, tiveram um affair, mesmo sendo ela casada com o coreógrafo Julles Perrot;
* O nome original do personagem Albrecht era Albert;
* O solo do 1° Ato em que Giselle faz pequenos saltos na ponta era impossível de ser realizado na primeira produção deste ballet, devido à fragilidade das sapatilhas, que não davam suporte para tanto.


     Momento eu me amo!: Euzinha já dancei o ballet Giselle, como uma das amigas camponesas da personagem principal. Foi em 2007, eu tinha 14 anos, esse foi meu primeiro ano usando sapatilha de ponta e eu dancei um solo! Foi um dia inesquecível!!! Segue fotinhas de camarim... (para mim são as melhores!) ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário