'

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Alergia a esmalte...



Assunto do momento: ESMALTES. Meu grande problema: sou alérgica! E agora?
Já cheguei a pensar que nunca mais poderia ver as minhas unhas feitas e pintadas com aquelas cores maravilhosas que a gente vê por aí, mas nem tudo está perdido... várias marcas estão a disposição no mercado com linhas antialérgicas e outras são específicas para quem tem alergia.

Mas, espera aí, por que tenho alergia?

Fui ao dermatologista quando desconfiei que estava com a tal alergia, e questionei porque fiquei com esse problema aos 18 anos, sendo que sempre usei esmalte desde que me entendo por gente. Então ele me explicou que, por causa da fabricação de drogas, a acetona não será mais comercializada em breve e as marcas de esmalte estão testando novas fórmulas que saiam sem a necessidade do componente. O problema é que várias pessoas estão adquirindo reações adversas a essa nova fórmula.

Quais são os sintomas?

A alergia a esmalte é por contato, então em qualquer parte que encostarmos as unhas na pele, pode ser que a reação aconteça. E onde colocamos a mão o tempo todo? No rosto. Era aí que eu mais tinha coceira e vermelhidão. Fiquei desesperada quando meu rosto inchou e a pele começou a ficar grossa e áspera, e então fui correndo pro médico.

Como é o exame?

É necessário escolher 5 tipos de esmalte (de cores e marcas diferentes). No consultório, a enfermeira passa os esmaltes em 5 pedacinhos de gaze e, com um esparadrapo, gruda as amostras na parte interior do braço. Depois de 48 horas (não pode molhar, cuidado no banho!), de volta no consultório, o médico retira o esparadrapo e na hora aparece a vermelhidão em forma de bolinhas, nos locais em que os esmaltes que causam a alergia foram aplicados. No meu caso, foram 5 bolinhas... :/
Eu levei um Impala, dois Avon (esmalte e super brilho) e dois Risqué (um normal e um da linha hipoalergênica). Todos acusaram alergia.

Como posso tratar?

Isso varia de caso a caso. No meu, o dermatologista receitou uma bendita pomada, que alivia a coceira na hora e que após alguns dias já melhora o aspecto da pele e a vermelhidão. Depois de tratada a área alérgica, não tem o que fazer... se não quiser sentir tudo de novo, não posso usar o esmalte causador da alergia.

Quais esmaltes posso usar?

Essa ainda é uma busca diária, eu estou sempre fazendo testes para saber se com tal marca eu tenho alguma reação. É na base da tentativa e erro. Porém posso listar aqui quais eu já testei e funcionou, ou não. Vou contar sobre as marcas que eu já testei, e também aquelas que estão na minha “fila de espera” até eu tomar coragem pra testar e talvez ficar com o rosto todo coçando de novo. Em breve nos próximos posts do Asteroide M19... ;)

2 comentários :

  1. Amiga Parabéns! não perco uma do Asteroide e esse, na minha opinião foi o melhor post que vc ja fez! Parabéns mesmo, seu blog ta lindo ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! O bom desse assunto é que eu posso falar por experiência mesmo! Obrigada pelo carinho! ;)

      Excluir