'

terça-feira, 15 de maio de 2012

Spa Day in Home: Olheiras


Ah, as temíveis olheiras... quem nunca acordou parecendo um ursinho panda que atire a primeira pedra. As olheiras podem até não estar relacionadas com alguma doença, mas dão a aparência de cansaço e abatimento. A área ao redor do olho é muito delicada e por isso merece atenção especial, você sabia que a pele dessa área é 3 vezes mais fina do que a do resto do rosto? E em comparação com a pele do corpo ainda nem se fala, isso porque a área das olheiras tem apenas 0,4 mm de espessura, enquanto a do corpo mede 2 mm. As monstrinhas podem ser classificadas em três tipos: vasculares, que aparecem devido à dilatação dos vasos sanguíneos; pigmentares, causadas pelo excesso de melanina (proteína responsável pela pigmentação) ao redor dos olhos; e as bolsas ou sulcos palpebrais, quando há o acúmulo de líquido ou gordura abaixo dos olhos. As olheiras também podem ser momentâneas (poucas horas de sono), ou crônicas (constantes). Existe também a separação por cores:

Roxas: Esta coloração vem do excesso de vasinhos concentrados abaixo dos olhos. Este tipo surge cedo - às vezes na infância - e piora no ciclo menstrual e é mais comum entre as branquinhas.
Marrons: São mais comuns em pessoas com mais de 35 anos e/ou de pele morena, e ocorrem pela alta concentração de melanina na região.

As causas são diversas, como hereditariedade, saúde debilitada, má alimentação, idade (a partir dos 25 anos), dietas severas, exposição excessiva ao sol, cansaço, poucas horas de sono, pele muito branca, e estresse físico ou emocional, TPM, baixa resistência, ingestão de álcool, entre outros.
Os tratamentos também são variados... podem ser feitos através de laser, drenagem linfática, peeling (principalmente com ácidos retinóico ou glicólico) e os famosos cosméticos clareadores, que trazem nas fórmulas os componentes vitamina K1, bioflavonóides, vitaminas A, C e E, e retinol. Isso tudo sem dispensar, é claro, o uso do protetor solar diariamente, para proteger a pele de manchas e do escurecimento precoce.

Alguns cuidados e truques são úteis na hora de disfarçar, ou prevenir, as terríveis manchas abaixo dos olhos:
•    A cor do corretivo deve ser no mesmo tom da pele
•    As 8 horas de sono por noite são imprescindíveis (porém eu sei que é difícil!)
•    O uso de hidratantes  para a área dos olhos antes de dormir é super recomendado
•    Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável
•    Lave o rosto com água quente massageando a região dos olhos
•    Evite a exposição ao sol para evitar a pigmentação de melanina abaixo dos olhos
•    Apertar demais o algodão  para tirar a máscara para cílios pode piorar o problema
•    As compressas geladas causam contração dos vasinhos, o que diminui as áreas escuras
•    Massagens  ativam a circulação e diminuem o inchaço, principalmente ao acordar

Agora vamos para a parte boa, receitinhas da vovó!!!
•    Faça chá de camomila ou chá verde e deixe gelar; aplique a máscara em compressas olheiras roxas e em seguida coloque rodelas de pepino ou batatas. A compressa com o chá quente também funciona se após aplicá-la, for feito o choque térmico com outra de chá frio; o choque ajuda a eliminar as bolsas de líquidos abaixo dos olhos também. Deixe a compressa agir por 10 minutos.
•    Para atenuar olheiras devido a noites mal dormidas, rale uma batata no ralador de queijo, encharque dois chumaços de algodão com a pasta de batatas e coloque sobre os olhos por 10 minutos. Lave em seguida.
•    Coloque 100 g de chá verde em 500 ml de água fervente. Abafe por 5 minutos. Espere esfriar e, depois, guarde na geladeira. Embeba dois algodões e coloque-os sobre os olhos. Deixe agir por 15 minutos.


A maquiagem certa pode eliminar o aspecto escuro e transformar um olhar. Para isso basta ter em mãos 3 santos produtos: base, corretivo,  e pó!
Os corretivos cremosos são os mais indicados para disfarçar olheiras, pois dão um aspecto natural e são absorvidos com mais facilidade. Antes de começar a maquiagem, limpe e tonifique o rosto.
Algumas cores de corretivos ajudam a disfarçar melhor: o amarelo e o laranja neutralizam os pigmentos arroxeados das olheiras. Já o rosa é ideal para as manchas de cor marrom. O produto deve ser aplicado sobre as manchas com leves toques. Após alguns segundos, passe o corretivo bege e espalhe o produto delicadamente. O verde é uma mão na roda contra as olheiras rosadas. ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário