'

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ballets de Repertório: A Bela Adormecida

A arte tradicionalmente revela um pouco do que se passa em determinado lugar, em dada época, os acontecimentos que estão marcando a sociedade e seus anseios, A Bela Adormecida não é exceção. No final do século XIX, a Rússia experimentava ser não apenas o maior país, em termos populacionais, da Europa, mas também o maior país no que se referia à dança, a Rússia era o país da dança.
Para marcar todo esse sucesso, o auge em que a Rússia se encontrava, era necessária a criação de um espetáculo nada menos que perfeito, que enchesse os olhos de qualquer um que o visse. Não apenas por suas proezas técnicas, mas por sua riqueza em todos os diversos aspectos, como figurinos, cenários, coreografias, músicas, etc.
A Bela Adormecida era tudo o que a sociedade da época esperava ter, um conto de fadas, com muita riqueza, longe das guerras, onde a magia transforma o mal no bem, onde o bem sempre vence, talvez não fosse apenas o que a sociedade daquela época quisesse e, não só por isso, ainda hoje é um dos ballets mais apreciados no mundo.
A estréia mundial ocorreu em 1890, em São Petersburgo, na Rússia.


A história começa com o nascimento da princesa Aurora, filha do casal real de um reino muito feliz e rico. Em sua festa de batizado, todas as fadas do bem trazem para a pequena princesa presentes e bênçãos, pois seriam suas madrinhas. Mas a fada do mal, Carabosse, não foi convidada, e aparece na festa para expressar sua indignação com tal desfeita. No meio da grande alegria, quando as fadas madrinhas dançavam em volta do bercinho de ouro admirando a beleza da menina, aparece uma nuvem negra, entrando pelas portas e janelas da sala do trono, assustando a todos. Mesmo depois do pedido de desculpas do rei e da rainha, Carabosse lança sobre a princesa um feitiço: quando ela completasse 15 anos, espetaria seu dedo em um fuso e morreria.
A Fada Lilás, principal protetora de Aurora, acalma a todos dizendo que Aurora não morreria, mas cairia em um sono profundo até que fosse despertada com o beijo de um príncipe. E a princesa cresce cercada de cuidados de seus pais, mantida longe de qualquer objeto que pudesse ser pontiagudo.
No dia de seus 15 anos, seus pais lhe prepararam uma grande festa, e convidaram novamente todos os habitantes do reino, com exceção de Carabosse. De repente, uma velha entra no salão e dá um presente para Aurora: um fuso. Na mesma hora Aurora, intrigada com o objeto que nunca viu, espeta o dedo e desfalece. A velha tira seu disfarce e mostra quem é realmente: Carabosse, disfarçada. Nesse momento aparece a fada Lilás para cumprir sua promessa feita no dia do batizado: com sua varinha mágica ela faz parar o tempo e não só a princesa, mas toda a corte, adormecem por cem anos. Nesse tempo passou o castelo foi cercado por uma grande floresta que a fada Lilás fez crescer para escondê-lo.


Em outro reino, morava o príncipe Florimund, que vivia com seus amigos divertindo-se em cassadas. Apesar de suas amizades, o príncipe se sentia só e triste por não ter ainda encontrado um amor. Um dia, ao descansar embaixo de uma árvore no bosque, o príncipe sonhou com um grande lago, com um barco em forma de concha e dentro dele a fada Lilás, que lhe disse saber o que se passava no seu coração e prometia transformar seu desejo em uma linda realidade. Contou-lhe a história de Aurora. Ele se encanta com a visão e desperta decidido a encontrá-la, beijá-la e fazê-la reviver através do seu amor. Pede à fada Lilás que o leve ao seu encontro , e ela oferecendo-lhe o seu barco, ensina-lhe o caminho do reino encantado . Na viagem, o príncipe enfrenta uma série de perigos preparados por Carabosse, que já sabia da sua intenção de desencantar a princesa; pela força do seu amor, porém, consegue chegar até o castelo e se assusta ao ver que realmente todos estão dormindo. A fada Lilás , que já estava lá a sua espera ,leva-o até o lugar onde está A Bela Adormecida, coberta por um véu . O príncipe, ao ver Aurora, mais bonita ali na realidade do que em seu sonho, percebe que ela é o grande amor que ele estava buscando há muito tempo e beija o seu rosto; aos poucos ela vai acordando e ao se olharem, os dois descobrem ter encontrado o verdadeiro amor.

O feitiço havia terminado. O castelo e os jardins voltam a ser os mesmos de cem anos atrás e todos acordam como se tivessem dormido apenas uma noite. O príncipe pede Aurora em casamento e o rei aceita e concorda em realizar a cerimônia imediatamente. Outra grande festa é organizada no castelo e todos dançam a noite inteira. ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário